quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Criativos


Para que sua empresa consiga superar as dificuldades e aproveitar as oportunidades, você precisará de gente com novas idèias. E olha que não está fácil achar gente criativa no mercado, sejam funcionários ou fornecedores. Para comprovar isso, cito uma pesquisa feita nos Estados Unidos que mostrou que, ao contrário dos quocientes populacionais de inteligência (Q.I.), que crescem a cada geração, a criatividade vem caindo.

Ser criativo não é só ter idéias originais - é pensar em como torna-las realidade !

"Criar", tanto para os altos executivos quanto para os cientistas, é um conceito mais profundo do que "ter idéias diferentes".  Ser criativo é "ter idéias diferentes e realizáveis, e ter o impulso de realiza-las." O verdadeiro criativo trabalha. Ele pensa em como implementar as idéias e conhece os limites do mundo real, como inviabilidade técnica, escassez de material, dinheiro ou tempo.

Criatividade é a capacidade de ver possibilidades que os outros não enxergam e contribuir com algo original e útil.

Embora prezem tanto a criatividade, a maioria das empresas não a apoia, vivem cobrando novas idéias, mas na hora H voltam atrás, falta ousadia.

Dicas pra você trabalhar a sua criatividade:

1) Experimente outros pontos de vista
Ao imaginar vários usos para um tijolo, pense como se fosse outra pessoa: um escultor, um pedreiro, um pintor, um arruaceiro, um jardineiro. O criativo abandona preconceitos e busca novos ângulos.

2) Busque e transponha
Ás vezes, a solução para um problema já existe, só precisa ser adaptada.

3) Abrace a originalidade
Buscar analogias ou transformar conceitos não significa imitar. Ao criar, pense em sua experiência, seu ponto de vista e em como isso pode tornar sua idèia única.

4) Aproxime-se de pessoas criativas
Mentes livre-pensantes estimulam-se mutuamente, compartilham pensamentos e deixam-se umas às outras confortáveis para expor idéias ousadas. É mais fácil ter boas idéias num ambiente criativo.

5) Capture idéias
Quando a mente viaja, os pensamentos criativos borbulham. Para criar, deve-se captura-los antes que escapem. Registre e discuta as idéias que surgem, mesmo que não pareçam maduras ainda.

6) Trabalhe duro
Ser criativo não é só ter muitas idéias nem ter idéias pouco práticas. Ao persistir, correr risco e tirar a idéia do plano imaginário, ela mostra seus defeitos e isso enriquece as próximas idéias.

Fontes de pesquisa : Revista Época (Francine Lima, Nelito Fernandes e Anna Carolina Lementy) / Fora de Série Outliers (Malcom Gladwell).

Nenhum comentário: